sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ensino à distância? Vale a pena?


"Otimização de tempo, mensalidade reduzida e possibilidade de estudar no conforto do lar. Os argumentos para estudar pelo sistema EaD (Ensino a Distância) são muito atrativos. Instituições de ensino de todos os tamanhos têm investido na tecnologia para levar as aulas para dentro da casa dos estudantes. Contudo, é necessário encaixar-se num perfil antes de efetuar a matrícula. Além disso, fazer a própria gestão de estudos é fundamental para conquistar aprovação."




Atualmente existem várias ofertas de Ensino à Distância-EAD. E continua crescendo o número de adeptos à esta modalidade, hoje somam mais de 3 milhões de alunos.
Há mais de um ano eu me perguntava se valia a pena ingressar na faculdade por esta modalidade.
11 anos fora da escola, sem um rendimento que e permitisse pagar a mensalidade de uma faculdade presencial e sem um tempo disponível para frequentar aulas todos os dias, esta me parecia ser uma solução adequada á minha necessidade.
Mas me preocupava com a qualidade do meu aprendizado. Trabalhando com vendas  há pelo menos 13 anos, eu sentia necessidade de conhecer uma nova área de atuação, além do diploma de curso superior. Mas eu ia precisar aprender. 
Comecei o meu curso de Tecnologia em Logística, no modo semi-presencial. Tendo 2 aulas por semana. Além das atividades de auto-estudo, um professor à distância para tirar minhas dúvidas e as transmissões ao vivo.
Hoje termino meu segundo semestre letivo e digo que realmente aprendi, talvez tanto quanto se eu estivesse fazendo o presencial.
O conhecimento tem que ser almejado. Vejo muitas pessoas que estão ali, apenas pelo diploma. E que talvez não conseguiram se desenvolver tanto.
Mas para você aprender, você tem que querer.
Estou satisfeita e não pretendo parar, quero fazer uma pós, cursos de extensão. E muito mais, sempre com o propósito de me desenvolver constantemente.


O auto-estudo é fundamental em qualquer faculdade. Mesmo se você cursa o módulo presencial. Tem que buscar, tem que querer.
Os quatro pilares da educação são:



  • Aprender a aprender;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a ser;
  • Aprender a conviver.
Cursar uma disciplina à distância, exige do aluno: disciplina, comprometimento e muita dedicação. estabeleça seu horário e dedique-se, pois embora pareça fácil, esta nova metodologia de ensino, uma realidade no país, exige uma auto-disciplina e dedicação muito grande.

Desejo a todos um futuro muito promissor.




 http://ead.folhadirigida.com.br/?p=435

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me ajudem a melhorar, preciso saber o que vocês acharam.
Fiquem à vontade.

Amanhã

Amanhã.. Eu quero acordar e ver um mundo sob outro ponto de vista,